Luzes de controle, ventilador, usando o controle remoto da TV [diagrama de circuito completo]

Os sinais para controlar esses dispositivos são normalmente transmitidos usando frequências infravermelhas, que não são visíveis ao olho humano. Um sofisticado sistema de codificação garante comandos precisos e confiáveis.

A transmissão dessas informações geralmente segue o código RCS, que usa um comprimento de palavra de 14 bits e uma frequência portadora de 36 kHz.

Usando um controle remoto de TV

Considerando a ampla gama de dispositivos de controle remoto de TV encontrados em residências, é possível usar esses sinais para ativar um receptor diferente que responda especificamente à radiação infravermelha detectada por uma superfície equipada com sensor IR.

Um componente integrado simples e barato será suficiente para detectar o sinal de qualquer botão do controle remoto, desde que sua frequência portadora seja compatível com o componente escolhido.

O código recebido não é importante; sua mera presença aciona um flip-flop biestável que ativa um estágio de potência, seja baseado em relé ou em estado sólido, como é o caso de nossa configuração.

Portanto, a construção de um receptor infravermelho (I.R.) em breve fornecerá um sistema de controle remoto confiável e econômico.

Descrição do Circuito

Não há nenhuma consideração aqui para segurança ou um código para selecionar entre vários comandos.

É claro que o objetivo desta implementação não deve interferir no funcionamento normal de sua televisão ou controle remoto de videocassete, pois poderia ativá-los acidentalmente.

Tirando esta restrição, todas as possibilidades são concebíveis, pois a sensibilidade do módulo receptor permite um alcance de várias dezenas de metros.

O esquema completo é mostrado na figura abaixo.

cuidado eletricidade pode ser perigosa

O sensor fotossensível é na verdade um módulo integrado para recepção de infravermelho, composto por um diodo PIN e um pré-amplificador. Ele também inclui controle automático de ganho, um filtro passa-banda e um demodulador.

Escolhemos o modelo TSOP1836 do fabricante TEMIC, que opera na frequência de 36 kHz e vem em um encapsulamento específico de três pinos.

Como esse sensor requer uma fonte de alimentação de 5 V, incluímos um regulador 7805 junto com capacitores de filtragem.

Independentemente de qual botão é pressionado em um controle remoto padrão, ele gera uma rajada de código negativo no pino 1 do sensor.

Não é necessário decifrar o sinal, pois estamos interessados ​​apenas na primeira aresta negativa.

O sinal é invertido pela porta NOR A e então transmitido através do diodo D1 para a entrada de controle de um flip-flop monoestável construído usando as portas NOR B e C.

O pulso positivo na entrada do gatilho produz uma largura de pulso de alguns segundos para inibir qualquer outro comando ou pressão prolongada no botão do controle remoto.

Ao introduzir uma porta NOR adicional como um inversor, atrasamos o momento em que a única borda de subida do sinal pode finalmente disparar a entrada de um flip-flop biestável.

Como esperado, utilizamos o famoso circuito CMOS 4027, um flip-flop JK duplo em configuração mestre-escravo.

Ao conectar as entradas J e K do IC2 a um nível alto através dos resistores R6 e R7, cada pulso de entrada resulta em um comportamento de saída estável, semelhante à operação de um conhecido interruptor de tempo de iluminação.

Um pulso define a saída Q como 1 e outro pulso a redefine como 0.

Vale ressaltar que quando o aparelho é ligado, o capacitor C2, em conjunto com o resistor R8, gera um breve pulso positivo para reset, inicializando o pino 1 em nível baixo.

Tudo o que resta é utilizar a saída do IC2. Neste ponto, é possível acionar um pequeno relé através do transistor T1. Nossa preferência se inclina para uma saída de energia totalmente estática.

Incluímos um LED vermelho, L1, em série com outro contido em um pequeno optoisolador, como MOC 3021 ou preferencialmente 3041, que inclui detecção de cruzamento zero.

O triac, sem dissipador de calor, é capaz de controlar com segurança várias centenas de watts a 230V.

Construção

O layout dos traços de cobre na placa de circuito impresso é relativamente denso. Três jumpers de fio desencapado são inseridos primeiro.

Recomendamos o uso de um soquete de alta qualidade para montagem dos circuitos integrados, de preferência pinos tulipa.

Seria sensato proteger esta configuração colocando-a em um estojo adequado, garantindo espaço suficiente para a bateria miniatura de 9V para a detecção e modelagem da peça.

O lado sensível do sensor IR deve ser exposto à radiação infravermelha e orientado para ela durante a instalação.